Pular para o conteúdo principal
Tapajós...

O centro histórico de Santarém preserva os traços da arquitetura colonial portuguesa, encontrados nos prédios, casarios, praças e monumentos da cidade, como na igreja de Nossa Senhora da Conceição e no Crucifixo de Von Martius.

Construída no século XX pelo milionário americano Henry Ford, Belterra possuí características arquitetônicas e urbanísticas das áreas periféricas dos Estados Unidos. O projeto foi desativo logo após a 2 Guerra Mundial, mas a vila é reconhecida pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico nacional.

A festa do Çairé consiste na disputa dos botos Tucuxi e Cor-de-Rosa, a festividade dura 3 dias e mistura música, dança, rituais católicos e indígenas, herança da miscigenação cultural entre os índios da tribo Borari e colonizadores portugueses.

O maior evento cultural-religioso de Oriximiná é o Círio Fluvial  Noturno de Santo Antônio. O diferencial desse Círio para os demais realizados no Pará é que ele acontece à noite, causando um efeito visual fantástico: fogos de artifício, embarcações iluminadas e centenas de velas lançadas no rio Trombetas, dando um colorido todo especial. Você vai perder esse espetáculo? Então agende sua próxima viagem para agosto, no Círio Fluvial de Santo Antônio.